Economizando tempo e recursos: Os benefícios da Automação Industrial

Economizando tempo e recursos: Os benefícios da Automação Industrial

Imagine o mundo exatamente como ele é hoje. 

Dos dispositivos eletrônicos modernos até alimentos embalados com precisão, possuímos múltiplas opções. Essa infinidade de produtos não é fruto do acaso, mas sim de um processo evolutivo que tem a Automação Industrial em seu centro.

Ao longo das décadas, essa tecnologia desempenhou um papel fundamental na criação do mundo moderno em que vivemos. 

Se considerarmos as raízes da manufatura até os métodos altamente otimizados de produção atuais, é fácil perceber o impacto e os benefícios da Automação Industrial

Sua evolução transformou radicalmente a sociedade e a maneira como criamos e consumimos produtos.

Nesse artigo, você irá entender a evolução da Automação Industrial ao longo dos anos e os benefícios que ela proporcionou para os processos fabris.

Boa leitura!

A Evolução da Automação Industrial

A história da Automação Industrial, apesar de parecer recente e ter ganhado maior notoriedade no século XX, inicia lá no século XVIII. 

Sua evolução se divide em algumas fases que possuem características distintas que contribuíram de forma diferente e gradativa para chegarmos ao nível de eficiência e benefícios da Automação Industrial atuais. 

Vejamos as divisões e como cada uma contribuiu.

Mecanização e a Revolução Industrial

Essa primeira fase ocorreu no século XVIII, iniciando na Inglaterra e posteriormente espalhando-se para a Europa e EUA.

A sociedade vivia um processo de transição de uma sociedade rural e de trabalho com manufatura para as sociedades urbanas e com trabalho industrial.

A expansão das cidades, a ascensão das máquinas a vapor e o modelo de linhas de montagem começaram a substituir o trabalho manual em várias indústrias. As máquinas como extensão do homem aumentaram a capacidade produtiva, dando início a história das produções globais.

Automação com Controle Numérico 

Dois séculos depois, surgiram novos avanços na história da automação com o desenvolvimento do controle numérico, também conhecido como NC.

O controle numérico foi a primeira possibilidade de programação de uma máquina com o intuito de que realizasse tarefas precisas, através de um controle por números, letras ou símbolos. 

Essa nova tecnologia permitiu que as máquinas realizem operações com base em instruções programadas.

Automação Programável e Robótica 

Mais recentemente, na década de 1960, aconteceu a introdução do primeiro robô programável em um processo fabril. O Unimate, como se chamou a invenção, foi desenvolvido como uma espécie de braço mecânico para mover peças de metal em altas temperaturas de uma máquina de fundição.

Os robôs programáveis demonstraram grande eficácia em tarefas repetitivas e perigosas da indústria, permitindo que processos mais complexos fossem realizados com a diminuição de riscos de acidentes para operadores. 

Foi nesse período que a robótica começou a ganhar maior destaque no cenário industrial.

Integração de Sistemas e Automação Avançada 

Na década de 1980, as Tecnologias da Informação já estavam mais avançadas. Com isso, uma nova era da Automação Industrial surgiu impulsionada pela Integração de Sistemas Complexos. 

A introdução de sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) teve um papel fundamental nessa evolução, permitindo o monitoramento e controle centralizados de processos industriais, inclusive em salas de controle remotas, trazendo uma visão em tempo real das operações.

Já a Automação Avançada evoluiu para incluir novas tecnologias, como Sistemas de Controle Lógico Programável (PLC), Sistemas de Execução de Manufatura (MES) e Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). 

A integração de todos esses sistemas permitiu um fluxo de informações mais harmônico em toda a organização.

A Automação Avançada também trouxe técnicas como a automação baseada em lógica fuzzy e Inteligência Artificial. Essas abordagens permitiram que os líderes de empresas tomassem decisões mais complexas com base em regras e padrões, resultando em operações mais otimizadas e adaptáveis.

Indústria 4.0 e a Era da Automação Inteligente 

Na última década, a Indústria 4.0 deu início a um novo momento da Automação Industrial, moldando o futuro da indústria e introduzindo a Era da Automação Inteligente.

A Indústria 4.0 e a Automação Inteligente estão relacionadas de maneira profunda. Por meio da Internet das Coisas (IoT), Big Data e Aprendizado de Máquina, as fábricas tornaram-se ecossistemas altamente interconectados e inteligentes.

A Indústria 4.0 fornece o cenário e a estrutura para a Automação Inteligente fazer a “mágica” acontecer. As tecnologias da Indústria 4.0, como a IoT e a Análise de Dados em tempo real, capacitam a Automação Inteligente ao fornecer as informações necessárias para a tomada de decisões autônomas e a otimização de processos.

Juntas, elas estão aumentando a eficiência, melhorando a qualidade, reduzindo custos e transformando a maneira como produzimos bens e produtos.

EVOLUÇÃO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

 

Mecanização

1760

Automação com Controle Numérico 

1952

Automação Programável e Robótica 

1961

Integração de Sistemas e Automação Avançada 

1970

Indústria 4.0 e a Era da Automação Inteligente

2011 

 

Inserção das máquinas a vapor e o modelo de linhas de montagem Desenvolvimento do controle numérico e a primeira programação de uma máquina com o intuito de que realizasse tarefas Introdução do primeiro robô em um processo industrial  Introdução de sistemas SCADA e sua evolução, que permitiu o monitoramento e controle centralizados de processos industriais  Implementação da Internet das Coisas (IoT), Big Data e Aprendizado de Máquina em processos industriais

 

Fonte: Cast group

A evolução, os benefícios da Automação Industrial e seu impacto na economia global ao longo dos anos é inegável, transformando radicalmente a maneira como produzimos e consumimos bens e produtos. 

Desde os primeiros passos na mecanização até os grandes saltos na atual era da Indústria 4.0, a automação tem proporcionado ganhos substanciais de eficiência, qualidade e economia de recursos financeiros. 

Em cada nova fase, as empresas continuam a colher os benefícios da Automação Industrial, demonstrando seu papel vital no desenvolvimento da sociedade e da indústria moderna.

Os benefícios da Automação Industrial

A adoção da Automação Industrial nos dias de hoje não é mais uma escolha inteligente, mas sim essencial. 

Empresas de diversos segmentos usam os benefícios da Automação Industrial não apenas para impulsionar a eficiência fabril, mas também para obter uma otimização de dois grandes ativos de uma indústria: tempo e recursos

Automação Industrial e a economia de tempo

Como vimos, um dos grandes benefícios da Automação Industrial é a criação de um cenário onde tarefas repetitivas e demoradas são executadas automaticamente pelas máquinas. Isso economiza tempo dos funcionários, permitindo que se concentrem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado. 

As máquinas automatizadas executam tarefas com uma velocidade e precisão consistentes. Isso resulta em ciclos de produção mais curtos, permitindo que produtos sejam fabricados mais rapidamente aos clientes.

A automação também reduz drasticamente os erros humanos. Isso significa menos retrabalho e tempo gasto na correção de problemas e um aumento da eficiência geral.

Mais um dos grandes benefícios da Automação Industrial é a capacidade de manter as linhas de produção operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de paradas frequentes para descanso ou troca de turnos. Isso, sem dúvidas, otimiza o uso do tempo.

Por fim, os sistemas de automação podem identificar e responder a variações nas condições de produção instantaneamente, minimizando atrasos e evitando interrupções.

Falaremos agora sobre os benefícios da Automação Industrial focados na redução de custos.

Automação Industrial e a redução de custos

Citamos no tópico anterior os benefícios da Automação Industrial e seu impacto na redução de tempo ao longo da produção. Isso, por si só, já acarreta em uma série de redução de custos, sendo esse um dos principais motivos pelos quais empresas investem em Automação Industrial.

Ela permite que tarefas simples e repetitivas, que antes eram executadas por humanos, sejam feitas por máquinas. Isso reduz a necessidade de mão de obra adicional e diminui os custos associados com treinamentos, por exemplo.

A eficiência energética é outro destaque da Automação Industrial. Sistemas automatizados podem ser otimizados para usar energia de maneira mais eficiente, resultando em redução de custos operacionais.

Os benefícios da Automação Industrial podem também ser observados quando o assunto é sustentabilidade do meio ambiente e do negócio. Através do monitoramento de processos e materiais é possível reduzir desperdícios de matérias-primas, e ajustar a produção de acordo com a demanda real, evitando o acúmulo de estoque não vendido.

Por último, temos a manutenção preventiva. A detecção antecipada de possíveis problemas prevê antecipadamente as necessidades de manutenção, reduzindo custos de reparo e evitando paradas não programadas.

Os benefícios da Automação Industrial resultam em impactos diretos nos resultados financeiros das empresas. 

Ao otimizar processos, ela gera economia de tempo e redução de custos, liberando recursos que podem ser direcionados para inovação, expansão e melhoria contínua. 

A adoção dessa tecnologia vai muito além de simples modernização, representa um movimento estratégico e poderoso que impulsiona a competitividade, tornando as empresas mais ágeis, eficientes e lucrativas.

Nós, da Cast group, acreditamos no poder que a Automação Industrial tem de transformar diferentes tipos de negócios, impactando a evolução da Indústria como um todo. 

Dito isto, neste ano, nos tornamos uma integradora de sistemas Rockwell Automation através do PartnerNetwork™, o programa de parceria da multinacional, e agora somos um service provider da Rockwell

Fale com nossos especialistas!