O cenário da Gestão Fiscal e Tributária no Brasil
A gestão fiscal e tributária é uma área vital para o sucesso financeiro de qualquer empresa, ainda mais quando se trata do cenário brasileiro, que abriga uma das legislações mais complexas do mundo. E você sabe que pagará caro se alguma entrega não estiver em dia com as regras do Fisco. Além de complexa, a legislação tributária brasileira também aplica algumas das mais altas multas do mundo, ficando à frente de países como Estados Unidos, França e Reino Unido, segundo um estudo publicado pela FGV.
A gestão fiscal e tributária de uma empresa envolve a gestão de impostos e tributos, bem como o planejamento financeiro e orçamentário. Uma gestão eficaz nessa área pode ajudar a empresa a economizar dinheiro, evitar multas e sanções fiscais, e garantir a conformidade com as leis tributárias. Mas talvez o principal desafio seja conseguir acompanhar em tempo real as alterações legais publicadas pelo Fisco.
No entanto, existem diversas alternativas para facilitar este caminho, e automatizar a gestão fiscal e tributária já é uma realidade. Ao longo dos últimos 30 anos, a tecnologia tem sido uma grande aliada para mudar este cenário, especialmente com o surgimento dos softwares de gestão (os chamados Enterprise Resource Planning https://www.castgroup.com.br/erp-sap-beneficios-e-vantagens-competitivas/,ou ERPs) e suas soluções complementares, como os softwares de gestão fiscal e tributária, que podem elevar a experiência das empresas a outros patamares e aumentar a produtividade das equipes.
Por que a Gestão Fiscal e Tributária é Importante?
A gestão fiscal e tributária se refere à administração das obrigações fiscais e tributárias de uma organização, incluindo o pagamento de impostos, a manutenção de registros contábeis precisos e a conformidade com as leis e regulamentos fiscais. A complexidade da legislação tributária brasileira é reconhecida internacionalmente e mesmo equipes altamente qualificadas têm dificuldade em acompanhar as atualizações e mudanças no Fisco – o que resulta na aplicação de multas que custam muito caro para qualquer tipo de empresa.
Um dos principais desafios é a quantidade de impostos prevista na legislação brasileira. Uma gestão fiscal e tributária eficaz consiste em se adequar às mais de 320 mil normas existentes na área, sejam elas nacionais, estaduais ou municipais, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Além disso, o país é reconhecido por ter uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que se soma também a uma das alíquotas mais elevadas: 150%.
Outro desafio é a constante mudança na legislação tributária e fiscal, que é atualizada com frequência e exige que os gestores consigam acompanhá-las quase que em tempo real para evitar erros manuais e prejuízos financeiros. A falta de uniformidade nas leis tributárias entre os estados brasileiros também é algo a ser superado, pois pode gerar divergências na sua interpretação e aplicação.
Por último, mas não menos importante, podemos citar os desafios relacionados à tecnologia. A maioria das grandes empresas do mercado já superaram as barreiras da comunicação entre áreas com a implementação de ERPs que integram todos os setores com informações em tempo real. Mas adaptar seus sistemas e processos para atender às exigências do Fisco ainda é um cenário menos conhecido e explorado.
Ao longo dos anos, a problemática imposta pelas normas fiscais brasileiras vem cada vez mais à tona e percebe-se que só um ERP não é suficiente para lidar com elas. Pensando nisso, a Cast group criou um software próprio e totalmente integrado a todas as versões do ERP SAP que automatiza a gestão fiscal e tributária de empresas, mantendo-as sempre em conformidade com o Fisco. Chamado de “Solução Fiscal Complementar”, ou SOFICOM, ele é certificado pela SAP e sua grande vantagem em relação aos demais softwares do mercado é ser 100% conectada e embarcada ao ERP SAP – o que significa que você não precisa nem sair da mesma interface para usá-lo.
Quais os Desafios Atuais da Complexidade fiscal e Tributária
Um dos cenários mais desafiadores na gestão fiscal e tributária trata do que chamamos de multa qualificada, que penaliza contribuintes ou empresas que deixam de cumprir uma obrigação tributária intencionalmente, o que é interpretado como sonegação ou fraude.
No estudo “Aplicação de Multas Tributárias Qualificadas: uma abordagem jurídica e econômica comparativa”, professores da Fundação Getúlio Vargas analisaram o cenário fiscal e tributário no Brasil entre 2011 e 2019 e constataram que a aplicação de multas qualificadas cresceu 70% em quantidade e mais de 100% em valores.
A principal peculiaridade observada é que, comparado a outros países citados na pesquisa, o Brasil é o único que não prevê multas em valores escalonados de acordo com fatores atenuantes e agravantes. Em outras palavras, a legislação brasileira prevê a aplicação de multas a partir de critérios subjetivos, que dependem de uma interpretação – que pode ou não ser correta. Nos outros países estudados, as multas são aplicadas a partir de critérios considerados objetivos, como reincidência, utilização de documentos falsos, deduções e outros.
Por isso, uma gestão fiscal e tributária eficaz é extremamente necessária para manter a vitalidade de empresas de qualquer tamanho ou segmento. Além de evitar multas e garantir o cumprimento das obrigações legais, ela reduz cursos, melhora a eficiência, aumenta a produtividade e previne problemas futuros.
SOFICOM: Uma Parceira Estratégica para o Sucesso Fiscal e Tributário
A gestão fiscal e tributária é uma tarefa complexa que exige conhecimento especializado e atualização constante sobre as leis e regulamentações em vigor. Até aqui já entendemos a complexidade de acompanhar as mudanças do Fisco e que as consequências em não se adaptar às regras podem custar muito caro para empresas de todos os tamanhos. Mas afinal, como se prevenir deste cenário?
A melhor forma de evitar erros manuais e multas fiscais e aumentar a produtividade do seu time é automatizar todo e qualquer processo relacionado à gestão fiscal e tributária. Desde 2009, a Cast group vem se aperfeiçoando neste tema e buscando alternativas complementares para empresas que usam o sistema SAP facilitarem seu controle fiscal e tributário. A Solução Fiscal Complementar tem sido a escolhida de grande parte das empresas com faturamento acima de R$ 300 milhões para contornar este cenário.
O SOFICOM funciona em todos os cenários da SAP e atende de forma abrangente o escopo da legislação tributária brasileira. Por ter sido desenvolvido nativamente nesta tecnologia, ele garante maior confiabilidade nas informações fiscais através da automação dos processos, maior controle em tempo real e até mesmo relatório de gestão fiscal, proporcionando aumento na competitividade dos clientes.
O SOFICOM é uma solução modular, criada para atender as necessidades específicas de cada negócio. Ele se adapta ao tipo de serviço executado por diferentes empresas e se enquadra às leis fiscais de cada Estado brasileiro, com atualizações automáticas sempre que uma nova norma é publicada.
Isso permite máxima eficiência operacional das equipes, com redução de riscos gerados pelo processamento incorreto de débitos e créditos, e garante aceleração no fechamento fiscal e tributário da sua empresa. Para garantir sucesso na implementação, a Cast group oferece também a gestão completa da solução, com uma equipe especializada para gestão do roadmap do produto com foco em otimização e evolução contínua.
Abordagem do SOFICOM: Como Atendemos às Necessidades das Grandes Empresas
A Solução Fiscal Complementar já foi escolhida por mais de 100 grandes empresas do mercado brasileiro e um dos grandes destaques relatados pelos gestores é sua confiabilidade. Facilitar o dia a dia das equipes é uma das missões básicas de qualquer líder de área. Investir em uma nova ferramenta para gestão fiscal pode ser primordial, mas precisa, acima de tudo, ser fácil de implementar e de usar.
Se a sua empresa utiliza o ERP SAP como principal software de gestão, o SOFICOM pode ser a melhor alternativa, já que cumpre com estes dois papéis ao mesmo tempo. Sua implementação será feita por um especialista da Cast group, e os colaboradores das áreas fiscal e tributária terão facilidade em usá-lo devido às inúmeras semelhanças com o ERP.
A MASTERBOI, gigante pernambucana do ramo frigorífico, e a Morlan, empresa paulista do ramo de arames com faturamento anual de R$ 1 BI já são adeptas do sistema. Em ambos os casos, gestores relatam aumento na produtividade e melhoria de processos entre as equipes após a implementação do SOFICOM.
No caso da MASTERBOI, um dos principais ganhos se deu em relação ao tempo de fechamento fiscal. Os principais gestores da empresa relatam que, apesar de extremamente qualificada e engajada, a equipe encontrava dificuldades em concluir tarefas operacionais, como as entregas das obrigações fiscais.
O fechamento fiscal, por exemplo, demorava, em média, dez dias úteis para ser finalizado. Após a implementação do SOFICOM, o mesmo processo passou a levar menos da metade do tempo: apenas três dias úteis para ser concluído. Isso permitiu que os operadores passassem a focar na parte estratégica, e tudo o que é operacional passou a ser automatizado.
O resultado foi um ganho de 90% em relação à produtividade.
No caso da Morlan, empresa que atua há 50 anos nos mercados nacional e internacional, o primeiro passo foi padronizar os processos e comunicações entre setores com a implementação do ERP SAP. Mesmo assim, os colaboradores relataram não se sentirem seguros no cumprimento das obrigações fiscais exigidas pelo país.
O principal desafio era unificar todas as informações geradas pela empresa e conseguir obter a apuração e extração das mesmas em tempo real, e o software da Cast group foi considerado a melhor alternativa. O head de tecnologia da Morlan Carlos Tassinari afirma que “ele é praticamente instantâneo: faz a extração e apuração de todos os registros feitos pelas contas contábeis, praticamente em tempo real.” Seja o próximo a facilitar a gestão fiscal e tributária da sua empresa.