Visão Geral
- Empresa Nidec – Global Appliance (EMBRACO)
- Indústria Motores e Compressores
- País Diretoria de e-commerce
A Empresa
Com mais de 15 mil colaboradores distribuídos em 9 países, a Nidec Global Appliance fabrica e comercializa produtos para aplicações comerciais e residenciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça, assim como componentes para sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.
É focada em entregar um portfólio completo e inovador com altos padrões de qualidade, confiabilidade, competitividade e eficiência energética. A divisão é parte da Nidec Corporation, líder global na fabricação de motores e componentes para uma ampla variedade de indústrias, com sede no Japão.
A unidade de negócios produz e comercializa as soluções de refrigeração Embraco, que desde 1971 tem sido referência global em tecnologia para a cadeia completa do frio com equipamentos que atendem os setores domésticos e comerciais.
Objetivo
No ano de 2019, a Embraco foi adquirida pela Nidec Global Appliance, uma divisão da Nidec Corporation – empresa japonesa líder global e uma das maiores fabricantes mundiais de pequenos motores de precisão para uma ampla variedade de aplicações. O movimento fortaleceu seu posicionamento institucional por meio da ampliação da sua atuação de mercado, abrindo um novo capítulo de crescimento na história da empresa, possibilitando a combinação de sinergias entre marcas e produtos para aplicações domésticas e comerciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lava-louças, além de componentes para sistemas de aquecimento, ventilação, condicionador de ar e refrigeração (HVAC). Enquanto as plantas que fabricam compressores estavam com o SAP ativo, herdado pela aquisição da Embraco, as demais encontravam-se fora do sistema, devendo ser rapidamente integradas, tendo como prioridade a implementação na Áustria e logo na sequência, Itália, Romênia, México, China e um upgrade S4-HANA.
Desafios
A Nidec Global Appliance adquiriu a planta da Áustria em Junho deste ano. Devido ao processo de aquisição, alguns desafios se tornaram a base deste business case:
- O rollout tinha data fixa para o go-live que deveria caber em 5 meses.
- Business espalhados entre Áustria, Eslováquia, Itália e Brasil.
- Restrição de viagem para Áustria por conta da pandemia.
- Workshop de BBP foi organizado de maneira remota.
- Testes organizados para serem feitos remotamente.
- Processos core foram alterados ao longo do projeto (Venda, Financeiro, Materiais e Produção).
- Produção não existia um key-user com inglês (falava somente alemão).
- Por conta do acordo de compra e detalhes burocráticos, uma série de pontos precisaram ser detalhados em relação à integração e ao uso do SAP
Soluções
- Com a restrição de datas, algumas fases tiveram que ser otimizadas como: priorizar testes de funcionalidades core e de alto impacto, treinamentos gravados via hangout, agenda com horário determinado para cada usuário/processo e suporte monitorado pós go-live no horário Europa para capturar qualquer problema que impedisse o business de operar.
- Em razão do acordo de aquisição, foi necessário que o backoffice fosse ao ar em uma primeira onda, juntamente com conversão de dados e, em uma outra onda de produção, foram muitas mudanças e interações no planejamento para se adequar à data de entrega.
- Pelo fato de não haver Key-User (Nidec) a operação foi distribuída entre Itália (compra de diretos, vendas de motores e parte de customer care), Eslováquia Centro de Serviço (Faturamento) e Eslováquia (Spiska) com parte de planejamento de vendas e logística e Brasil dando suporte em processos corporativos.
Resultados
- Quebra de paradigmas no tempo de entrega de rollout
- Flexibilidade e adaptação às necessidades do cliente sempre com senso de urgência.
- A aquisição e o “service agreement” que possuíam data estipulada foi alcançado.
- Confiança do cliente e parceria.
- Operação de BackOffice estabilizada em tempo recorde com melhores controles de gestão de estoque, inventário e parte global da consolidação financeira.
A implementação do SAP Austria trouxe desafios até então inéditos para toda a equipe do projeto e também para os usuários devido ao cenário de crise global causada pela pandemia, o que ocasionou a necessidade de desenvolvimento, implantação, treinamento e suporte de forma totalmente remota. Apesar das dificuldades considero que a entrega foi muito bem sucedida e a chave disso foi a atitude positiva da equipe perante o desafio, sentimento de dono e sinergia entre o time de TI NIDEC GA, consultores da CAST e os usuários das áreas de negócio corporativo e local.
Luís Felipe Sad Grossi - IT Manage
- Digital Solutions
O cenário: pandemia global, usuários de quatro países diferentes e um processo de M&A. O Objetivo: Implementar o SAP na nova fábrica com diferente processo. Colocando a saúde de todos como premissa básica, vamos a estratégia. Abordagem MVP, flexibilidade e senso de propriedade foram os três fatores chaves de sucesso neste projeto. E o time de tecnologia, negócio e parceiro foram hábeis na execução. Parabéns a todos. Agradeço a Cast por comprar esta estratégia e, principalmente, estar junto na execução. Fez a diferença.
Luiz Gustavo de Oliveira
- Head of IT